Porto de Itajaí testa nova Bacia de Evolução com manobra inédita no Brasil

A primeira manobra de testes na nova Bacia de Evolução pode ser considerada um marco para a história de Itajaí. Concluída com êxito na manhã desta quinta-feira (16), a manobra especial, realizada com um navio de 300 metros de comprimento, traz ao Porto de Itajaí a confirmação de que o terminal estará apto a receber embarcações ainda maiores, de até 336 metros. Após a conclusão da primeira etapa de obras, a Bacia de Evolução atingiu 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.

Após complexas obras de dragagens, finalizadas graças aos investimentos do Município de Itajaí, o novo acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí é uma área de manobras para as embarcações que acessam o terminal portuário. A bacia de evolução, como é conhecida, é onde o navio faz um giro de 180 graus, já no Rio Itajaí-Açu. Esse movimento poderá ser executado antes da atracação ou quando a embarcação deixar o porto, de ré, como realizado neste primeiro teste com o navio “Valor”, pertencente ao armador Evergreen (Malta).

A manobra de ré, inclusive, é inédita no Brasil. “A embarcação fica sem máquinas e os rebocadores efetivamente conduzem o navio até a área da bacia. É uma operação que vários portos da Europa realizam, mas é a primeira vez que é feita no Brasil. E este primeiro teste mostrou, na prática, as condições de segurança que temos e a eficiência dos profissionais envolvidos”, ressalta Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.

Nesta manhã, as condições climáticas colaboraram para a manobra e favoreceram a atividade de navegação. O teste foi realizado no tempo de 1h40. Ainda estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução.

“Creio que esta primeira manobra, realizada com grande êxito, é um marco para nós e a garantia de um futuro promissor para Itajaí e toda a nossa região, pois o Porto de Itajaí é de fundamental importância para a economia da nossa cidade e de todo o estado de Santa Catarina”, destaca Marcelo Sodré, prefeito em exercício de Itajaí, que acompanhou a manobra realizada nesta manhã.

https://itajai.sc.gov.br/noticia/24492/porto-de-itajai-testa-nova-bacia-de-evolucao-com-manobra-inedita-no-brasil#.Xib__chKhPY