Governo quer reduzir IPI em 35% e cortar tarifas de importação, afirma Paulo Guedes

Equipe do ministro da Economia avalia que a medida estimula o setor e pode ser adotada em meio à alta da arrecadação.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (18) que o governo avalia ampliar o corte de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para 35%, semanas após anunciar uma redução de até 25% nas alíquotas do tributo. Ele revelou que implementar tarifas mais baixas de importação também está no plano.

Em seminário em Fortaleza sobre a economia brasileira, Guedes disse que o governo iniciou discussões sobre o tema e que “a ideia é reduzir 35% já”. Em seguida, ele reforçou que teve conversa com o presidente Jair Bolsonaro, fez contas e acredita ser possível que o corte do IPI chegue a 30% ou 35%.

Decreto publicado no fim de fevereiro reduziu as alíquotas de IPI em até 25% para todos os produtos, com exceção de tabaco. A equipe econômica argumenta que a medida estimula o setor e pode ser adotada em meio à alta da arrecadação.

Ao comentar as medidas de enfrentamento dos efeitos decorrentes da guerra na Ucrânia, o ministro disse que o governo já está adotando ações para mitigar esses impactos e que vai baixar tarifas de importação.

Segundo ele, a redução das alíquotas que incidem sobre produtos vindos do exterior é necessária por conta do impacto da guerra na Ucrânia sobre commodities, especialmente grãos. O ministro ressaltou que, em caso de agravamento da crise, outras ações podem ser adotadas.

Fonte: https://noticias.r7.com/economia/governo-quer-reduzir-ipi-em-35-e-cortar-tarifas-de-importacao-afirma-paulo-guedes-18032022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *