A explosão do varejo (sobretudo nos EUA) e a falta de contêiner 40HC
O que está acontecendo na rota Ásia > EUA é de fato tão atípico que tem sido usualmente descrito no noticiário como um “black swan” (ou cisne negro), uma expressão em inglês usada para se referir a qualquer tipo de evento inesperado, mas altamente significativo, e certamente é uma das principais razões da escassez de contêineres de 40HC em todo o mundo. Nico Hecker, Diretor Global de Logística de Contêineres da Hapag-Lloyd resumiu: “Atualmente, estamos vendo um “black swan” e experimentando um forte aumento da demanda de contêineres de 40HC, após uma das maiores quedas na demanda de todos os tempos”.
Já o respeitado professor Theo Notteboom, explicou recentemente que: “A reabertura dos mercados e a atual onda de reabastecimento/armazenamento resultaram em um aumento repentino de fluxos em contêineres nas últimas semanas, com vários portos na Europa e na América do Norte relatando volumes de tráfego recorde no lado das importações, enquanto muitos portos asiáticos importantes também estão vendo uma forte recuperação dos volumes em comparação com o primeiro semestre do ano. Este aumento repentino nos volumes em várias das grandes rotas comerciais e o reposicionamento em massa de contêineres de volta para a Ásia está testando os limites de capacidade dos portos/terminais e dos sistemas de transporte interno, levando a rupturas na conectividade do transporte terrestre em alguns portos.”
Deixe um comentário