Empresas que não se adequaram à nota fiscal 4.0 podem sofrer prejuízos
O prazo determinado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) para a implantação da versão 4.0 da nota fiscal eletrônica (NF-e) foi encerrado no dia 2 de agosto. Quem não se adaptou ao novo modelo enfrentará problemas ao tentar emitir nota fiscal.
A nota fiscal eletrônica é obrigatória na venda de produtos e serviços no Brasil e tem grande importância para o cliente, pois o documento é a formalização da compra ou da prestação do serviço. “Hoje em dia as emissões de notas fiscais são imprescindíveis para os negócios, já que elas transmitem confiança ao cliente e garantem a transparência das empresas no pagamento correto de tributos. Por meio da emissão das notas fiscais as empresa conseguem ter um panorama completo sobre qual foi o valor de suas vendas ou serviços em um período e quanto ainda falta para receber”, afirma Reginaldo Stocco, CEO da VHSYS, startup que fornece um software para gestão empresarial.
É neste cenário de gerenciamento financeiro que as empresas que ainda não atualizaram seus sistemas terão maiores problemas, já que uma nota que não esteja adequada ao modelo 4.0 será automaticamente rejeitada, prejudicando as vendas e o caixa da empresa. Além disso, caso o negócio seja fiscalizado, o empresário pode sofrer multas e sanções.
Nova versão 4.0
A Sefaz adiou duas vezes o prazo para que os empresários atualizassem seus sistemas. Porém, segundo o levantamento feito pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), no dia 20 de julho, quase metade das empresas ainda não tinham se adequado ao novo formato.
Na nota fiscal 4.0, além de alterações no layout e inclusão de novas informações e categorias, a nova versão traz a atualização do protocolo de segurança dos dados e das emissões de NF-e. A partir de agora, somente o protocolo TLS 1.2 ou superior será permitido, sendo proibido o uso do protocolo SSL como padrão de comunicação.
O que pode gerar dor de cabeça ao empresário, na verdade é um grande benefício, segundo Stocco. “A NF-e 4.0 veio para trazer mais segurança e assertividade na emissão de notas fiscais. Com essa nova versão é possível ter redução de erros na emissão de documentos e de custos operacionais”, finaliza.
Fonte: https://ecommercenews.com.br/noticias/dicas/empresas-que-nao-se-adequaram-a-nota-fiscal-4-0-podem-sofrer-prejuizos/
Deixe um comentário