Multas na importação: você sabe como evitar esses empecilhos?
A importação consiste em um processo comercial e fiscal para trazer um bem (produto ou serviço) do exterior. Essa entrada pode ser temporária ou definitiva, por isso, é importante ficar atento à legislação para evitar a ocorrência de multas na importação.
Receber penalizações legais por conta do descumprimento das exigências é um verdadeiro pesadelo para os empresários — e, claro, os gestores acabam malvistos quando não conseguem evitar problemas nesse sentido.
Embora seja um processo burocrático, é possível melhorar o cenário com cautela, profissionalismo e atenção às mudanças do mercado. Foi pensando nisso que preparamos neste post algumas dicas para ajudar a evitar multas na importação. Confira!
Planeje a importação
Planejar é o primeiro passo para garantir a segurança dos seus negócios. A partir disso, é possível organizar as atividades e descobrir se há necessidade de obter licença ou registro prévio.
Na sequência, faça o levantamento financeiro da operação e das questões documentais e logísticas. Assim, você reduz a possibilidade de multas na importação e consegue ter a previsibilidade de todas as etapas.
Identifique a NCM
A NCM é parte fundamental do processo de importação. Ela é responsável por classificar as mercadorias, entretanto, essa não é uma tarefa fácil. Sem ela, um produto não pode ser movimentado e, caso a informação esteja incorreta, você pagará multa de no mínimo 1% sobre o valor aduaneiro do item.
O procedimento deve, então, ser feito por alguém com domínio técnico na área. Além disso, é importante ter tempo hábil para identificar a NCM correta, afinal, é por meio desse código composto por oito dígitos que será feita a classificação fiscal, a cobrança de tributos nacionais e os controles administrativos e aduaneiros.
Verifique os documentos de importação
Os documentos descrevem o que está sendo vendido, bem como as condições gerais do negócio. O maior erro das empresas é justamente não verificar esses papéis antes do embarque das mercadorias — e, acredite, muitas falhas ocorrem nesse sentido.
Já pensou que um simples erro de digitação, dados incompletos ou mesmo a falta de alguma assinatura podem prejudicar seu trabalho? Ao realizar uma conferência criteriosa você evita esse tipo de desgaste.
Não se esqueça de conferir também se o preço declarado pelo exportador está correto, afinal, essa é uma das grandes causas de multas na importação.
Fique de olho nas questões legais
Além de prejuízos financeiros, as multas na importação também podem prejudicar juridicamente o seu negócio. Dessa forma, você deve analisar os procedimentos legais que envolvem as negociações.
Em alguns casos, é obrigatório ter certificações em instituições como Anvisa e Inmetro. É importante também ficar atento às mudanças na legislação, já que existem muitas regras.
Fonte: https://blog.conexos.com.br/como-evitar-multas-na-importacao/
Deixe um comentário